A cada dia que passa aumenta a necessidade de preservar e distribuir, igualmente, os recursos naturais disponíveis no planeta Terra. E alguns cuidados, como preservação da água e do meio ambiente, são fundamentais para  nossa sobrevivência e manutenção de toda a industria que construimos, ao longo do séculos, nos grandes centros urbanos.


1 - A prevenção ainda é e será sempre o melhor remédio.

Há água o bastante no planeta para sobrevivência de todas as espécies. O problema é que a maior parte dessa água, que poderia ser usada para o consumo, está poluida. A poluição é muito mais prejudicial ao planeta do que a falta de chuva. Por isso, antes de culparmos a falta de chuva pela falta de água, devemos culpar a nós mesmos pela nossa falta de consciência.

Está na hora de aprimorarmos nossa consciência ambiental e promovermos ações que contribuam para manter o planeta mais limpo e mais sustentável. Quanto menos poluirmos o meio ambiente, maiores as chances de, num futuro bem próximo, ainda encontrarmos água própria para o consumo em nossos lençois freaticos. Isso era pra ontem. Ou iniciamos este processo agora, mesmo tarde, ou estaremos fadados à escassez total muito em breve.

2 - Reciclar é um caminho seguro e uma alternativa inteligente.

Se reciclássemos pelo menos 50% do que jogamos no lixo, certamente evitaríamos grandes dores de cabeça. A maior parte do que vai para os lixões e aterros, poluindo e destruindo o meio ambiente, poderia ser reutilizada. Devemos reciclar, apoiar e incentivar ações que promovam a reciclagem em todos os níveis.

Temos que ter como missão encontrar uma utilidade para os objetos que descartamos no lixo. Não é tarefa fácil, isso é fato. Entretanto, somos inteligentes e agora, mais do que nunca, temos que utilizar nossa inteligência para preservarmos o meio ambiente em que vivemos, enquanto ainda temos tempo e recursos.

3 - Evitar o desperdício, ao máximo, é nossa obrigação.

Pequenas ações fazem grande diferença quando o assunto é desperdício. Além da reciclagem, cada um de nós, consciente do dever de preservar a terra para o bem todos, deverá assumir o compromisso de evitar o desperdício, ao máximo, de tudo que puder. Evitar o desperdício é nossa obrigação.

Devemos evitar o desperdício com a água, com os alimentos, com os eletrônicos, com a energia, com os descartáveis e com tudo que utilizamos. Evitando o desperdício poluiremos cada vez menos o meio ambiente. Enquanto apenas tivermos consciência disso, mas não agirmos, nada mudará. 

Que estas breves reflexões possam inspirar ações e mudanças positivas.
Compartilhe para que elas possam chegar a outras pessoas.

Água Caminhão Pipa